DSC_1528-001

Essa semana aconteceu uma parceria incrível para o Ensaios – tivemos a oportunidade de participar, como convidados, de um dos roteiros oferecidos pela Experimente Brasília. Se Brasília era conhecida por pouca opção ou como cidade que estranha seus visitantes, isso é coisa do passado.

Para quem ainda não conhece, o Experimente Brasília é uma empresa brasiliense que oferece experiências turísticas fora do roteiro tradicional da cidade. A ideia é  descobrir Brasília de um jeito diferente, vivenciando novas emoções no meio do céu, da amplitude, da natureza, da arte, das cores, da simetria, das asas, dos eixos, das superquadras, dos pilotis, dos azulejos, dos cobogós e das pessoas que inventaram, neste cenário único, uma nova forma de viver. 

DSC_1588

Nossa experiência foi a #Rota Gurulino Street Art. Durante uma tarde de sábado, andamos e passeamos descobrindo o universo da arte e da intervenção urbana do artista brasiliense Pedro Sangeon, que é quem nos levou para descobrir e ver de perto os Gurulinos da cidade. O personagem Gurulino aparece estampando paredes, muros e os mais inusitados espaços com seu humor espirituoso e cheio de alto astral. A ideia do artista é que o Gurulino tenha a oportunidade de “aparecer” no caminhar diário dos moradores.

DSC_1536

Durante o passeio, Pedro nos contou sobre sua história, sua relação com a cidade e, claro, sobre a história de Gurulino. O mais interessante foi poder conhecer a realidade da arte de rua interventora, seu universo e sua relação com as outras artes presentes na cidade, como o grafite e o picho.

figuras posts8

Conhecer mais das histórias desses artistas que, em sua maioria, passam anônimos para o público; entender como funciona o processo desde a criação e a concepção dos personagens até a intervenção real na parede e, finalmente, descobrir esse personagem da cidade e deixá-lo fazer parte do nosso dia-a-dia, tudo isso fez dessa experiência uma oportunidade única para conhecer esta faceta ainda inexplorada que Brasília possui.

DSC_1553

A rota se desloca por diversos espaços da Capital onde, às vezes, os próprios moradores não estão habituados a andar e desconhecem como, por exemplo, as passarelas subterrâneas que cortam os eixos da cidade para travessia de pedestres. São momentos de intimidade com a cidade, aonde é possível se deslocar a pé e ter tempo para observar o que passa sempre tão rápido da janela de nossos carros.

figuras posts9

Para visitar alguns Gurulinos mais distantes, tivemos a ajuda de uma van para nos levar 🙂 e aproveitamos esse momento para lanchar – cada participante recebe um saquinho estampado com um Gurulino exclusivo! além de água, barrinhas de ceral, uma maçã e bananinhas. Visitamos a comercial da 205/206 norte e ouvimos os contos e lendas dessa comercial conhecida localmente como Babilônia. Dali pegamos a van mais uma vez para finalizar o passeio na comercial da 215/216 norte onde o mais recente trabalho do Pedro estampa uma porta/parede enorme com seus personagens Gurulino, Lino e Mestre Cuca.

figuras posts10-001

E quando a gente pensa que acabou, somos surpreendidos com uma oficina pocket de estêncil (stencil) com o artista criador do personagem! O Pedro nos ensina a técnica, dá várias dicas e disponibiliza sprays, canetas e  placas para a gente colocar a mão na massa e criar nosso próprio Gurulino. Uma excelente forma de finalizar esse passeio cultural.

DSC_1614

Fica nossa dica de um passeio turístico diferente e muito divertido para fazer em Brasília, esteja você a passeio ou seja você um morador. Vale muito a pena!

DSC_1592-001

Para reservar essa rota e conhecer as outras opções oferecidas pelo Experimente Brasília, entre em contato aqui:

www.ExperimenteBrasilia.com.br

 

Camilla Kafino

8 Comments

  1. Responder

    Guta | Blog Vambora!

    6 jul, 2014

    Acompanhei pelo Instagram e achei muito legal o passeio Camila! Adorei Brasília, achei a cidade linda e uma opção mais diferente como essa é mais uma boa desculpa para voltar e conhecer melhor a cidade (como essas passarelas subterrâneas que eu não sabia que tinham!).
    Muito legal mesmo a dica!
    Bjus

    Responder

    julho 7th, 2014
    Camilla

    Muito obrigada Guta!
    o passeio foi uma surpresa mesmo para mim que sou moradora da cidade. Aprendi muita coisa diferente e comecei a olhar a arte urbana sob outra perspectiva. Valeu muito a pena. Volte sempre à Brasília e quando estiver por aqui, me avisa 🙂
    um beijo,

    Camilla

    Responder

  2. Responder

    Lena

    15 maio, 2014

    Que legal, Camila!

    Eu fiz um passeio de Street art aqui em São Paulo, com bicicleta, que postei no Vambora. Mas adorei a idéia deste de Brasília, porque adoro caminhar e sempre tive a impressão de que é impossível caminhar na nossa capital.

    Não conheço Brasília ainda. Quem sabe quando for, agendo um passeio desses

    Responder

    maio 15th, 2014
    Camilla

    Oi Lena,
    pois é, aqui se caminha de uma forma muito gostosa, porque essa cidade nada mais é do que um parque 🙂
    Venha logo conhecer Brasília, você vai adorar andar de bicicleta aqui e esse roteiro do street art é mesmo muito legal.
    Obrigada pela visita, um beijo!
    Camilla

    Responder

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS