Swiss Pass, uma forma inteligente para se locomover na Suíça

24 abr, 2013 15 Comments

Quando olhei pela primeira vez um site de viagens para a Suíça, fiquei deslumbrada com a possibilidade de poder percorrer todo o país de trem, até porque naquela época nós estávamos bastante adeptos do aluguel de carros para locomoção e essa seria uma boa oportunidade para uma mudança de paradigma.

swiss-pass-1

E foi uma decisão muito acertada pela facilidade, rapidez e despreocupação (porque sempre me estresso em saber onde estacionar o carro!).

Como funciona o Swiss Pass

Na Suíça há um sistema de passe – o Swiss Pass – que te permite explorar o país inteiro utilizando a rede Swiss Travel System, e inclui, além dos trens regulares, trens panorâmicos, ônibus, barcos e todos os meios de transporte público disponível nas localidades que compõem a rede, além de entrada gratuita em alguns museus. O portador do passe também recebe 50% de desconto na maioria dos teleféricos de montanhas e em alguns trens panorâmicos.

swiss-pass-3

As viagens são ilimitadas e os passes podem ser comprados nas modalidades para uso de dias consecutivos (Swiss Pass), dias não consecutivos (Swiss Flexi Pass) e uma opção mais simples para aqueles que apenas vão pegar um voo no país (Swiss Card e Swiss Transfer Ticket). É sempre bom saber que, para quem adquire o Swiss Pass ou Swiss Flexi Pass e viaja com uma criança entre 6 e 15 anos (inclusive), tem direito a um Free Family Card (isto significa que a criança viaja de graça. Ótimo, não?!).

swiss-pass-4

Nós usamos o típico Swiss Pass. Para a época da nossa viagem (out/nov 2012) havia um desconto de 50% para a aquisição de dois passes viajando juntos, que era exatamente nosso caso e isso significava pagar apenas o valor cheio de um Swiss Pass para dois adultos 😉 mesmo ficando 14 dias viajando pelo país, optamos por comprar os passes na versão consecutiva para cada 4 dias, num total de 12 dias habilitados. Pode parecer estranho, mas saiu mais barato dessa forma, até porque houve dias em que não usamos o passe e tudo se encaixou!

swiss-pass-5

O Swiss Pass foi uma tranquilidade para nós e uma mão na roda. Como sabíamos que todos os deslocamentos seriam feitos de trem, optar pelo Swiss Pass foi a decisão mais acertada. Não houve problemas para compra. Adquirimos o primeiro passe logo na chegada em Zurique, diretamente na estação para embarcar para Lucerna e deu tudo certo.

swiss-pass-6

Tivemos apenas um contratempo de compra do Swiss Pass na aquisição do nosso último período. Quando informei para a atendente o tipo de bilhete que queríamos (o que tinha o desconto de 2 por 1) ela não conseguia localizar o tal desconto e demorou um pouco para tudo se acertar (quase perdemos o Bernina Express por causa disso!). No fim, depois de consultar toda a rede superior, ela finalmente encontrou o desconto que eu havia mencionado e continuamos com nosso passe 2 por 1 para 4 dias.

swiss-pass-7

Recomendo bastante o Swiss Pass para quem ficará uns dias rodando na Suíça e está considerando utilizar o excelente transporte público local. Foi uma excelente experiência para nós.
Mais informações podem ser consultadas diretamente no site do Swiss Pass.

 

 

Siga o Ensaios de Viagem no Instagram: @ensaiosdeviagem

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ensaiosdeviagem

Camilla Kafino

15 Comments

  1. Responder

    Isabela

    28 jun, 2016

    Nossaaa que demais.
    Adorei a possibilidade de conhecer o maior número de coisas se locomovendo por trens, realmente incrível.

    Excelentes dicas, parabéns.

    Responder

    junho 30th, 2016
    Camilla

    Olá Isabela,
    Muito obrigada pela visita!
    A nossa viagem à Suíça foi incrível e nossa intenção era mesmo experimentar os trens e deu super certo. Recomendadíssimo.
    Um beijo,
    Camilla

    Responder

  2. Responder

    Alexandre

    2 mar, 2015

    Oi Camila!! excelente o seu relato.
    Gostaria de saber se vc precisava reservar o assento nos trens e, se sim, se na hora da reserva era cobrado algo.
    Também gostaria de saber se o swiss pass é para a 1a ou 2a classe.
    Obrigado!!!!

    Responder

    março 2nd, 2015
    Camilla

    Olá Alexandre,

    obrigada pela visita!
    quanto ao assento só era preciso reservar em alguns trens específicos – os trens panorâmicos. Nos demais meios de transporte não há necessidade. Quanto a taxa de reserva, não me lembro de ter pago nenhuma, porém essas coisas podem variar em períodos do ano. É sempre prudente conferir as informações atuais do site ou mesmo perguntar na estação de trem que eles explicam direitinho 🙂
    O Swiss Pass que eu comprei era para 2a classe.
    Qualquer outra dúvida que eu puder ajudar, estou à disposição.

    um abraço,
    Camilla Kafino

    Responder

  3. Responder

    PMB

    9 dez, 2013

    Muito bom o Artigo! Parabéns. Realmente uma ótima maneira de se locomover pela Suíça.

    Responder

    dezembro 13th, 2013
    Camilla

    Muito obrigada João!
    eu adorei andar de trem por lá e achei super fácil.
    Volte sempre,
    um abraço,

    Camilla

    Responder

  4. Responder

    Carolina

    12 jul, 2013

    Olá Camila,
    Mto bom o blog, estou adorando.
    Sabe me dizer em que site posso ver os preços atualizados, sem sobretaxas, do swiss pass para setembro de 2013?

    Responder

    julho 14th, 2013
    Camilla

    Oi Carolina, obrigada por sua companhia!
    No próprio site da Swiss Pass você pode verificar os preços atualizados (e eles são mostrados em valores praticados para compra direta, ou seja, sem sobretaxa) para o período que deseja e para a modalidade de passe que você precisa. Simulei um swiss pass de 4 dias iniciando em 3/9/2013 e o valor para uma pessoa estava em CHF 272,00.
    Qualquer outra ajuda que precisar, só avisar.
    um abraço,

    Camilla

    Responder

  5. Responder

    Valéria

    2 jul, 2013

    Vou para Genevra no fim de Agosto.
    O preço do swiss pass na estação de trem é o mesmo que pela internet? Pode-se pagar com cartão de crédito?
    Obrigada,
    Valéria

    Responder

    julho 2nd, 2013
    Camilla

    Oi Valéria, tudo bem? o preço do swiss pass na estação é o mesmo (e pode até ficar mais em conta, caso tenha alguma taxa na internet!). Por lá, eu sempre usei o cartão de crédito para comprá-los na estação. Espero ter ajudado.
    Um abraço,

    Camilla

    Responder

    julho 2nd, 2013
    Camilla

    Muito obrigada, Camilla! Estava com medo de comprar pela internet e perder ou ser roubada, sei lá, já que Suiça é meu último país na viagem de 20 dias à Europa. Mas também estava com medo de lá ser caro, por ser temporada, ou não aceitar cartão (não quero levar muito em dinheiro em espécie). Vou ficar num hotel perto da Estação Cornavin, posso comprar lá mesmo?
    Vou dia 29 e volto dia 02/09, ou seja, praticamente 4 dias inteiros. Quais cidades você me recomenda visitar? Estava pensando em Berna, Lucerna e Interlaken. O que vc acha?
    Obrigada!

    Responder

    julho 3rd, 2013
    Camilla

    Oi Valéria, pelo que entendi qualquer estação que tenha guichê você pode adquirir seu Swiss Pass (ou mesmo na área de informações turísticas, em algumas estações eu comprei nesse lugares, mesmo preço e também com cartão de crédito). Com apenas quatro dias eu focaria em apenas duas cidades e minha sugestão para as opções que você deu seria Lucerna e Interlaken, mas isso vai depender do seu estilo de viagem, o que você gosta de fazer.
    Espero ter ajudado e qualquer coisa, volte para perguntar 🙂
    um beijo,
    Camilla

  6. Responder

    Ricardo A. Simões Lage

    23 jun, 2013

    Oi Camila, muito bom o seu relato. Parabéns!!!
    Também pretendo passar uns 10 dias na Suiça em outubro de 2013. Uma coisa que me chamou a atenção no seu relato foi a possibilidade de comprar o Swiss Pass com 50% de desconto para “dois passes juntos” (O meu caso também). Quando vc adquiriu estes passes? Tenho entrado no site do http://www.swiss-pass.ch/en/swiss-pass porém creio que não estou tendo a mesma sorte. Sabe se todo ano tem esta promoção?

    Obrigado
    Ricardo

    Responder

    junho 24th, 2013
    Camilla

    Olá Ricardo, obrigada pela visita. Pelo que sei, essa promoção é recorrente, sempre na época pós-verão (meados de setembro até meados de novembro). Eu comprei o Swiss pass quando cheguei lá, na estação de trem do aeroporto de Zurique. Mas não comprei direto para o período inteiro, ia comprando passes de 4 dias nas estações (para aproveitar a promoção e pq houve dias que não usamos). Se houver algo mais que possa ajudar, só perguntar.
    Um abraço,
    Camilla

    Responder

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS