Lucerna, uma excelente base na Suíça

21 abr, 2013 6 Comments

Lá eles a chamam de Luzern! É uma cidade muito charmosa, com seu rio Reuss, seu lago Lucerna e seus pouco mais de 70 mil habitantes. Por sua localização é considerada a porta da Suíça Central e ponto de partida ideal para suas principais atrações.

Lucerna foi nossa primeira parada na viagem e não foi à toa que ficamos tão bem impressionados com o lugar. Construções tradicionais, casas históricas decoradas, muitas fontes coloridas, um centro histórico onde só se circula a pé… Aqui é um lugar de praças e igrejas que contrasta com a modernidade da nova geração marcada, por exemplo, pelo Centro de Convenções e Cultura – KKL. Além de boa comida e gente simpática!

lucerna2

Com certeza, a imagem mais conhecida da cidade é a Ponte da Capela. Sua construção de madeira data do século 14 e recebeu esse nome em homenagem à igreja dos jesuítas que se encontra em frente. Ela ‘sofreu’ um incêndio em 1993 e só foi reaberta ao público em 2001. Antes do incêndio havia 111 das 158 pinturas originais no interior da ponte. No incidente quase tudo se perdeu e restaram apenas os painéis nas duas extremidades da ponte.

lucerna7

O lugar rende muitas fotos! Especialmente se for seu primeiro dia de viagem :).
Quando você cansar das fotos, pode optar por curtir o lugar em uma das mesinhas dispostas na calçada na beira do rio tomando algo e comendo qualquer coisa. Nós optamos pela cervejaria Rathaus (que leva esse nome por estar ao lado do prédio da prefeitura, que em alemão-suíço se chama Rathaus). Bem interessante e gostoso para observar o vai e vem das pessoas. Essa área tem diversas atrações para se ver, é um passeio muito gostoso para se fazer a pé, é tudo muito pertinho, dá para ver muita coisa!

Outras duas marcas da cidade são o Der Lowendenkmal (monumento do leão) e a Hofkirche (a igreja das duas torres).

lucerna8

O Monumento do Leão é um alto-relevo de um leão moribundo talhado no paredão de um calcário lindo, no meio de um jardim. O monumento é uma homenagem aos suíços mortos na Tuilleries. No escudo é possível observar os lírios característicos da França.

lucerna9

A Hofkirche é a principal igreja renascentista da Suíça. A construção é bem simpática, com sua escadaria em frente a entrada e os corredores laterais que servem de acesso às ruas de trás, e passam pelas vistas dos claustros.

Aqui aconteceu uma cena muito particular de Lucerna. Enquanto fotografava, observei uma senhorinha indo na direção da fonte que fica no jardim da frente da igreja. Ali ela parou e encheu sua garrafinha! Achei o máximo e soube que todas as 160 fontes de água da cidade oferecem água potável e essa era uma cena comum do cotidiano dos moradores. Curioso, né?!

lucerna10Conforme mencionei no título do post, Lucerna é uma excelente base para passeios bate e volta na região. Há muitas opções e tudo vai depender da época do ano e do que você se interessa por ver. Nós optamos pelo passeio ao monte Pilatus, que é uma montanha próxima, de facílimo acesso e com diversas atrações.

pilatus1

É um passeio que recomendo muito, pela beleza fascinante do lugar. Ainda não são os Alpes, mas mesmo assim é emocionante porque daqui podemos observar a cordilheira alpina no horizonte. E fazia muito sol e não havia neve. Foi diferente de todas as nossas outras montanhas suíças!

pilatus2

pilatus

Há muito mais para se ver e fazer em Lucerna. Nós ficamos apenas três dias, sendo que um deles fomos conhecer o monte Pilatus. Então, passeamos de certa forma bastante rápido por aqui. Mas, mesmo nessa visita rápida, a cidade me marcou de uma forma muito positiva, deixando aquela sensação de quero mais.

Camilla Kafino

6 Comments

  1. Responder

    Oscar | MauOscar.com

    23 abr, 2013

    Saudades de Luzern.. Quando morei na Alemanha visitei a cidade umas 3 vezes.. Viajei com seu Post.. Muito legal ver seu blog.. Acabei de add ele na minha listinha de blogs 😀

    Bjs

    Responder

    abril 23rd, 2013
    Camilla

    Uau, que legal você por aqui Oscar!! Luzern é realmente incrível. Aliás, eu me encantei por toda a Suíça 🙂 obrigada por me adicionar. Ainda estou apanhando um pouco com as coisas do blog e falta aprender a colocar um blogroll aqui, hehe. Mas vai sair logo, logo. Estou bem feliz com essa nova aventura, que é escrever. Um beijão.

    Responder

  2. Responder

    Carmem

    21 abr, 2013

    Menina, tá um luxo esse blog!
    Conta mais…

    Responder

    abril 23rd, 2013
    Camilla

    Carmem querida, que prazer você por aqui! Muito obrigada pelo apoio 🙂 estou muito feliz com meu filhotinho!! um beijão. E pode deixar que tem mais coisinhas vindo por aí.

    Responder

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS