#EncontroBsB – I Encontro de Blogs de Viagem de Brasília

1 maio, 2015 10 Comments

Aconteceu em Brasília, no último fim de semana (24 a 26/4/2015), o #EncontroBsB – o primeiro encontro de blogs de viagem a acontecer por essas bandas do país.

Encontro-BsB

E o Ensaios de Viagem foi o grande responsável por toda a organização e realização deste evento! Claro que não fazemos nada sozinho nessa vida, mas encampei a responsabilidade de dar vida a esse projeto que já era desejo desde 2012, quando participei do Encontro de BH. Depois disso, sabia que queria trazer essa ideia para Brasília.

Naquela época eu ainda estava morando fora daqui, e acabou que não consegui concretizar aquele sonho tão rápido. Em 2013 retornei para morar em Brasília e a partir daí tive certeza que minha experiência com a cidade era realmente extraordinária e que gostaria de mostrar essa nova Brasília para as pessoas. Comecei a fomentar a ideia do encontro novamente, mas ainda faltava uma data. Passou-se um ano e nada. E ali pelo início de 2015, a Kátia e o Erick do My Destination Anywhere falaram em alguma rede social que estariam na capital no dia 24/4 e era só o que eu precisava – minha data estava definida. Naquele mesmo dia falei com os amigos blogueiros de Brasília e colocamos a hashtag no twitter – nascia o #EncontroBsB.

Como nada acontece por acaso, naquele mesmo dia Brasília era destino do mês na Gol/Smiles e imediatamente a Camila Navarro (Viaggiando) comprou passagens para vir por um preço bem bacana e inspirou vários outros a fazerem o mesmo. No fim desse dia já éramos 15 blogs confirmados!

A partir dali surgiram as primeiras ideias de programação e roteiro para o evento. Com esses conceitos na cabeça e uma boa dose de cara de pau, começaram os contatos com aqueles que seriam os parceiros e patrocinadores do #EncontroBsB. E foram muitos os que apoiaram e abriram os braços para essa proposta.

A Experimente Brasília, que já era parceira do Ensaios, acolheu o #EncontroBsB com todo carinho e se propôs a oferecer três passeios para o grupo! Só isso já bastaria para o encontro ser um sucesso e mostrar Brasília de um jeito totalmente inusitado para o pessoal 🙂

O Melhores Destinos também se prontificou a patrocinar o evento e fez muito mais do que isso: acompanhou o encontro de perto, fez palestra e tirou um monte de fotos com a gente :mrgreen:

A B4T, que tem um trabalho muito bacana junto aos blogs de viagem, recebeu a proposta de imediato e se prontificou a contatar os próprios clientes para verificar o interesse deles no projeto. Daí saiu o contato com a AirFrance, que já fazia um tempo procurava algo interessante para impulsionarem em Brasília. E mais uma vez o tempo e a sorte estavam do nosso lado: a rota Brasília-Paris estava completando 1 ano e seria um excelente momento para promover o destino.

Ao final do primeiro mês de inscrições, o #EncontroBsB contava com mais de 50 inscritos! Para nós foi uma surpresa muito feliz.

O #EncontroBsB tinha um objetivo – mostrar Brasília de uma forma criativa e inusitada para os visitantes e mesmo para os moradores. Nós queríamos que as pessoas se apaixonassem pela cidade.

Pensando nisso, todos os detalhes foram cuidados para que tudo encantasse e emocionasse ainda mais quem estava participando. A logomarca do evento foi um lindo presente da Alline, do blog brasiliense Espacinhos. Os primeiros brindes do evento foram os lacres da SealBag, personalizados e enviados aos participantes por eles (e que ficaram MUITO LINDOS!).

O pessoal começou a chegar na sexta, 24/4, e foi recepcionado pela primeira experiência brasiliense – o Lago Sunset. Esse passeio, ainda inédito da Experimente Brasília, foi debutado pelo #EncontroBsB com louvor!

A noite de sexta estava separada para a abertura oficial do evento, com um coquetel oferecido pela AirFrance, no brasiliense mais francês da cidade, o café Daniel Briand. O coquetel foi incrível, com direito a muitos abraços, fotos, brindes e um vinho francês especial trazido e oferecido por eles para a ocasião.

Também teve a presença da Brasília Conceito, nossa parceira desde o comecinho do blog, que, além de brindar os participantes com alguns de seus produtos incríveis, apoiou e participou de parte da programação junto com a gente!

No sábado pela manhã foi hora de reunir todos os participantes para conhecer a intimidade de Brasília na SuperQuadra Experience, a rota mais querida do Experimente. Foi incrível ver os olhares de surpresa com tantas novidades e curiosidades que se descortinavam para todos os que estavam ali. Eles estavam se apaixonando!!

A tarde, para os que chegaram no sábado, era hora de experimentar o Lago Sunset e, para os demais, era hora de participar do lançamento do livro “Os Palácios Originais de Brasília”, na loja de souvenirs mais fofa da cidade – a BsBMemo. Além do bate papo, foram sorteados vários exemplares do livro e a BsBMemo presenteou os participantes com um mimo que é a cara de todo viajante.

A noite programamos uma experiência do tipo balada para quem tivesse ânimo e quisesse se aventurar na night da cidade. Teve show da banda Let It Beatles no pub O’Rilley, com direito a participação especial da anfitriã aqui nos vocais!! O que a gente não faz pelos amigos :mrgreen:

O domingo começou com o Bike Tour da Experimente, um passeio nas nuvens para ver o centro cívico de Brasília. Na volta, o evento gastronômico Chef nos Eixos já acontecia na área da Funarte, logo atrás da Torre de TV. Foi a nossa opção para o almoço.

A parte da tarde do domingo foi pensada para aproveitar a reunião dos blogueiros e tratar de assuntos mais técnicos com o intuito de agregar conhecimento para todos. Para isso programamos uma rodada de palestras. Mas o lugar teria que manter o estilo do #EncontroBsB e para isso contamos com o apoio da Secretaria de Turismo do DF para a realização dessa etapa. A SETUR cedeu o mezzanino da Torre de TV e proporcionou que nossa rodada de palestras fosse junto ao charmoso café da Torre, com uma vista espetacular de Brasília e um painel encantador de Athos Bulcão. Não teria como ser melhor. Quer dizer, até teria, com os convidados que vieram que foram a cereja do bolo do nosso encontro – Ricardo Freire (Viaje na Viagem) e Leonardo Marques (Melhores Destinos).

ENCONTRO_BSB_096

Foto por Alessandra Fratus – Tôpensandoemviajar

E devido a inclusão de uma parte técnica durante o evento foi possível pleitear e contar com o apoio da Associação Brasileira de Blogs de Viagem – ABBV – que pela primeira vez desde sua criação apoiou um evento dessa natureza.

ENCONTRO_BSB_112

Foto por Alessandra Fratus – Tôpensandoemviajar

Depois das palestras, que contou também com uma apresentação da Rentcars, tivemos os sorteios da nossa rifa solidária – foram sorteados alguns exemplares do Novo Guia de Brasília e todo valor arrecadado será revertido para o Empório Social, uma entidade que apoia diversas ações em prol de pessoas carentes na cidade. Essa é a nossa contribuição social com a realização do #EncontroBsB.

ENCONTRO_BSB_113

Foto por Alessandra Fratus – Tôpensandoemviajar

Fechamos o #EncontroBsB com a foto oficial tendo como pano de fundo um dos grandes símbolos de Brasília, um painel de Athos Bulcão. Ficou linda! E os olhos de todos brilhavam – de emoção por aqueles dias tão intensos e felizes e de um novo amor (re)nascido pela Capital.

O sentimento durante as despedidas era de um até logo gostoso e de um encantamento pela descoberta de uma nova cidade para todos, com tantas possibilidades, com tanta história e acolhimento. O nosso objetivo foi plenamente atingido! Já estamos pensando no próximo #EncontroBsB 😉

encontro_bsb_oficial

Foto por Monique Renne – Melhores Destinos

Obrigada a todos que participaram e que de alguma forma contribuíram para a realização deste sonho! Vocês são incríveis <3

 


O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília.

Contou os seguintes Blogs participantes:

 

E os apoio dos seguintes parceiros:
#EncontroBsB_parceirosSO

 

Siga o Ensaios de Viagem no Instagram: @ensaiosdeviagem

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ensaiosdeviagem

 

Camilla Kafino

10 Comments

  1. Responder

    Nathalia Depolo

    5 maio, 2015

    Camilla, foi demais!
    Parabéns por ter organizado um evento tão bacana!
    Brasília me encantou!!!
    Beijos

    Responder

    maio 5th, 2015
    Camilla

    Foi mesmo incrível! Obrigada pelo carinho e por ter vindo. Foi um prazer te conhecer Nat. E volte quando quiser, ainda tenho muito o que mostrar de Brasília para vocês.

    um beijo,

    Camilla

    Responder

  2. Responder

    Camila Navarro

    3 maio, 2015

    Faltava só um empurrãozinho pra todo mundo embarcar nessa e aquela promoção do Smiles foi a uma super empurrão! Desde que eu comecei a ver seus posts sobre essa Brasília tão diferente da convencional eu estava doida pra conhecê-la e foi isso que você nos proporcionou. Mas bem que dá pra rolar outras edições mesmo, porque acho que um final de semana foi pouco para explorar tudo de legal que Brasília oferece. 😉

    Responder

    maio 5th, 2015
    Camilla

    Oi Ca, um fim de semana é sempre pouco! Com certeza temos muito o que mostrar ainda dessa cidade tão querida. Venha quando quiser, o quarto de vocês está lá cheio de gatinhos esperando 🙂

    um beijo,
    Camilla

    Responder

  3. Responder

    Glacy Machado

    2 maio, 2015

    O antes e o depois do EncontroBSB. O antes era impessoal o depois ganhou identidade com uma turma de apaixonados mostrando uma Brasília acolhedora de uma beleza ímpar. Nao tem como não se encantar!! Quero voltar, quero encontrar e me envolver cada vez mais com Brasília e os brasilienses!! Parabéns!! Beijos

    Responder

    maio 2nd, 2015
    Camilla

    Volte sempre Glacy! Vai ser uma delícia te mostrar mais dessa cidade maravilhosa 😉
    um beijo,

    Camilla

    Responder

  4. Responder

    Marcelo Lemos

    1 maio, 2015

    Foi lindo! 🙂

    Responder

    maio 2nd, 2015
    Camilla

    Foi mesmo! Já pode querer de novo? 🙂

    Responder

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS