Califórnia – um roteiro pela Costa Oeste americana

23 maio, 2016 34 Comments

Califórnia para mim sempre foi sinônimo de uma canção do Lulu Santos que nos fazia sonhar com a vida sobre as ondas e o vento no cabelo. Pelo visto, a idade anda batendo por aqui 😉

california-18

Demorei até demais para me aventurar pela Costa Oeste americana, ainda mais considerando meu estilo de viagem e de vida, a Califórnia foi feita para mim! E foi exatamente isso que pensei quando lá estava. Mesmo sendo apaixonada pela Disney, por que mesmo demorei tanto a me aventurar por aquelas bandas??

Nossa viagem teve como espinha dorsal a básica roadtrip pela Highway 1, fizemos o sentido sul-norte começando em Los Angeles e finalizando em San Francisco. De San Francisco seguimos para o Yosemite National Park, um lugar que queríamos há muito tempo conhecer e aproveitamos para fechar a viagem em grande estilo.

Nossa viagem foi bem curta, foram apenas 9 dias. Não foi nada fácil conseguir alocar um roteiro para tão pouco tempo, afinal daria para ficar esses 9 dias só em Los Angeles, por exemplo, e ainda ter coisa para fazer! O jeito foi focar nos detalhes e priorizar apenas as atrações e atividades que seriam extremamente essenciais para nós nessa primeira viagem à Califórnia. Com isso em mente, nosso roteiro ficou dividido assim:

Roteiro de 9 dias pela Califórnia

Dia 1

Chegamos em Los Angeles, mas essa viagem não foi para conhecer a cidade, por isso ficamos apenas uma noite, para aclimatar. O roteiro que montei pré-viagem previa várias opções de passeio para esse dia, porém tivemos diversos contratempos ao longo da chegada que, junto com o cansaço do voo, só nos possibilitou uma saidinha para um jantar próximo de onde estávamos hospedados. Deixamos para explorar um pouquinho de LA apenas na manhã seguinte.

A Alyssa tem dicas excelentes para você que vai ficar mais dias na cidade, confere lá!

california-2

Dia 2

Como no dia anterior estávamos exaustos, deixamos para esse dia nossa voltinha de reconhecimento em Los Angeles. Ficamos hospedados em Hollywood então foi bem prático fazer o check out, carregar o carro com as malas e dar uma volta a pé pelas redondezas, onde caçamos alguns de nossos nomes favoritos na calçada da fama, avistamos o famoso letreiro de Hollywood e vimos o também famoso Teatro Chinês. Aliás, tudo por aqui em LA é bem famoso 🙂 a única prioridade que tínhamos em Los Angeles era conhecer Santa Monica e seu ~famoso~ píer. E para lá seguimos.

california-5

Passamos algumas horas por ali, o dia estava lindo e deu uma vontade enorme de ficar e explorar o lugar que tem uns bares bem bacanas, o próprio parque de diversões do píer é bem interessante, a praia, enfim, ficou para a próxima vez. A partir dali começava verdadeiramente nossa roadtrip pela Pacific Coast Highway 1 para ver as belezas da Califórnia, rumo a San Francisco. Fizemos a primeira parada em Malibu apenas para ver a praia e de lá seguimos para um detour – uma rápida paradinha no outlet de Camarillo.

nos Estados Unidos, mesmo que a gente não queira, a gente vai em outlet!

Seguimos então para Santa Barbara que me deixou impressionada com sua beleza e delicadeza. A cidade estava em festa, uma espécie de carnaval. Almoçamos por lá, mas minha vontade era ficar uns três dias explorando os cafés e outros sabores daquelas casinhas baixas pintadas de branco. Partimos rumo a Soveng para apreciar o estilo dinamarquês inusitado dessa cidadezinha. E como já estava escurecendo e nossa pousada estava reservada em Baywood, era hora de seguir viagem.

california-8

Dia 3

Nossa intenção era ter pernoitado em San Luis Obispo, mas não conseguimos hotel.

Como era alta temporada, além de já termos poucas opções, as que tinham não aceitavam reserva de apenas uma noite – provavelmente porque era fim de semana.

Fato que só conseguimos um hotel em Baywood, que fica já quase em Morro Bay. Pela manhã, seguimos para Morro Bay e fomos conferir a praia, o morro e a baía :mrgreen:

california-11

Aqui há muita opção de atividades de aventura – prática de surf, stand up paddle, caiaque, passeio de barco e ainda observação da vida marinha. Na baía há muitas lontras, vimos elas nadando ao lado das pranchas de sup e tomando sol nas margens. Esse dia ficou batizado como o dia dos animais, pois, além das lontras aqui de Morro Bay, na estrada teríamos a chance de ver leões e elefantes marinhos, era só prestar atenção nas placas. E ainda fomos surpreendidos com a aparição de baleias! Juntando as focas de Carmel e os veados do Yosemite, dá para fazer um álbum de figurinhas dos bichinhos da viagem.

california-15

california-14

Esse trecho da estrada é muito deslumbrante, a cada novo mirante a gente consegue achar ainda mais bonito que o ponto anterior. E para ficar realmente impressionado com tanta beleza, tem o Julia Pfeiffer Burns State Park com a vista estonteante de McWay Cove e sua cachoeira que cai na areia da praia. Eu amo lugares lindos, não consigo enjoar de olhar, minha dificuldade é ir embora. E precisávamos seguir viagem. Pela frente ainda tínhamos Big Sur e a Bixby bridge, mais milhares de mirantes e vistas espetaculares, até chegar em Carmel, onde passaríamos a noite.

california-21

Dia 4

Com certeza esse foi um dos pontos altos da viagem. Chegamos no dia anterior a noite em Carmel e nos hospedamos no super lindo e charmoso Mission Ranch do nada mais nada menos Clint Eastwood <3 essa hospedagem foi uma das prioridades da viagem e nosso momento luxo.

california-22

Aliás, Carmel foi o momento luxo. Essa cidade é mesmo um achado. Valeria a pena ficar vários dias por aqui, para quem gosta de boa comida e charme, aqui é o lugar. Depois de explorar e aproveitar um pouco o nosso hotel, fomos conhecer Carmel e depois de uma voltinha a pé, alugamos bicicletas para aproveitar ainda mais o tempo. A ideia era percorrer a 17-Mile Drive de bike, mas a gente se perdeu!! Pelo menos rendeu um bom passeio.

*****Reserve aqui o seu hotel na Califórnia*****

Ainda em Carmel, seguimos a dica do Sundaycooks e fomos conhecer a gastronomia do Basil Seasonal Dining. Acabamos ficando mais tempo do que o previsto, não foi fácil deixar Carmel. Seguimos de carro pela 17-Mile Drive, já que não a encontramos de bike, e lá se foram mais algumas horas apreciando toda aquela beleza. E completamos várias figurinhas do nosso álbum aqui – lontras, leões marinhos e várias baleias. Já estava escurecendo e decidimos que não passaríamos em Monterey e seguimos viagem direto para San Francisco.

california-23

Dia 5

Primeiro dia em San Francisco e já ficamos fascinados. Dormimos em um bed & breakfast numa das clássicas casas estilosas de San Francisco em um bairro residencial. Preferimos utilizar o transporte público nesse dia, nossa prioridade era almoçar no Yank Sing e conhecer o famoso dim sum favorito da Marcie, além de ver a Golden Gate Bridge. No meio do trajeto do nosso ônibus, avistei o bondinho e saí correndo arrastando o marido!

california-31

Achei uma baita aventura descer aquelas ladeiras da cidade pendurada do lado de fora do bondinho. Depois do almoço, seguimos para o Píer 39 para ver os leões marinhos e de lá para o Fisherman’s Wharf. Finalizamos os passeios a pé na famosa Lombard Street, que é muito linda e verdadeiramente interessante. As hortênsias estavam floridas e deixou tudo ainda mais cinematográfico.

Voltamos de ônibus para a pousada para pegar o carro e retornar para visitar a Golden Gate Bridge e pegar o espetáculo do pôr do sol. Foi um dia corrido, mas deu para aproveitar e muito San Francisco. E aqui acabava a primeira etapa da viagem pela Califórnia, a parte da Highway 1.

california-35

Dia 6

Era hora de partir rumo ao Yosemite National Park, o parque nacional da Califórnia que escolhemos conhecer nessa viagem. De San Francisco até lá são cerca de 5 horas de viagem, numa auto estrada nada glamourosa, ainda mais depois de passar os últimos dias com aquele visual deslumbrante da Pacific Coast Haighway 1.

Como era alta temporada, não conseguimos nos hospedar dentro do parque e resolvemos seguir a dica do MauOscar e pegamos um hotel em Mammoth Lake, o que valeu muito a pena. Primeiro porque o preço foi bem mais em conta do que no Yosemite, segundo, para chegar lá tivemos que cruzar a Tioga Pass Road (a parte de cima do Yosemite que só fica aberta durante a temporada da primavera-verão e é menos cheia) que é indescritivelmente linda e terceiro, daria para conhecer um pouco mais dos arredores de Mammoth Lake também.

california-36

Como a viagem foi longa, esse dia fizemos apenas algumas paradas nos principais mirantes do Yosemite –  e as paisagens de cair o queixo voltaram a fazer parte da viagem 🙂 E aproveitamos chegar até o Yosemite Valley, onde estão as mais conhecidas atrações do parque. Ali fizemos a trilha até Bridaveil Falls que estava sequinha! Vimos o Half Dome de diversas facetas e depois seguimos para a Tioga Road, onde paramos em Olmsted Point (que vista!), Tenaya Lake e Tuolumne Meawdows onde tivemos a sorte de completar nosso álbum de figurinhas de bichos da Califórnia. Saímos do Yosemite rumo a Mammoth Lake já escurecendo.

california-40

california-43

california-45

Dia 7

Esse dia dedicamos a Mammoth Lake e arredores. Era tanta atração bacana para ver que escolher sempre nos deixava com um grande dilema nas mãos! Optamos por conhecer o Devil’s Postpile National Monument, fizemos a trilha até Rainbow Falls e depois uma visita aos lagos Mammoth Lakes.

california-46

california-47

california-48

Dia 8

Começamos o dia a caminho do Yosemite. Antes da entrada, paramos para conhecer um dos lugares mais intrigantes que já vi, o Mono Lake Park, resultado de uma história vulcânica bastante agitada por ali. No Yosemite, escolhemos uma trilha, dentro das inúmeras opções existentes, que fosse possível fazer no tempo que tínhamos e ali passamos o resto do dia.

california-49

california-50

Dia 9

Nossa programação previa voltar por dentro do Yosemite Park para visitarmos a parte sul do parque, onde veríamos o Tunnel View Point na Wawona Road, uma das paisagens mais fotografadas do Yosemite, o Glacier Point e encerraríamos nossa visita ao Yosemite em Mariposa Grove, um dos 3 bosques remanescentes de Sequóias Gigantes. Porém, a estrada que levava por esse caminho, Mariposa Road, estava fechada para manutenção 🙁 como não pudemos fazer essa parte da visita, seguimos nossa viagem para Los Angeles direto pela auto estrada.

california-17

E assim terminou uma das viagens mais bonitas que já fizemos. A Califórnia nos surpreendeu muito e, apesar de corrida a viagem, valeu muito a pena. Nos próximos posts, vou detalhar algumas de nossas experiências durante nossa viagem pela Califórnia.

Esse roteiro foi elaborado para uma viagem de 9 dias, feita de carro a partir de Los Angeles, durante o verão americano (primeira semana de agosto/2015)

Siga o Ensaios de Viagem no Instagram: @ensaiosdeviagem

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ensaiosdeviagem

Camilla Kafino

34 Comments

1. Responder

Josiane Bravo

23 jan, 2017

Que viagem maravilhosa. Sou apaixonada pela California, e tive o privilégio de morar em San Francisco. Seu roteiro ficou lindo, e ainda deu para conhecer o lindão do parque Yosemite, um dos meus queridinhos nos Estados Unidos.

Abraços

2. Responder

camila Albuquerque

20 jan, 2017

Meu sonho de consumo é essa viagem. Babei

janeiro 22nd, 2017
    Camilla

Meu sonho de consumo é fazer essa viagem novamente 😀
    Um beijo e obrigada pela visita

3. Responder

Camila

12 dez, 2016

OlÁ!
    Qual periodo vc foi?

dezembro 13th, 2016

Oi Camila,
    fui em agosto/2015.
    obrigada pela visita e um abraçco,

4. Responder

Maíra

30 nov, 2016

uau! Roteirão! Dá pra perceber que apesar de muitos dias ainda é pouco né? Quero muito conhecer o Yosemite National Park! Tenho amor por tudo que vejo dele! Parabéns pelo post e pelas fotos! =)

dezembro 14th, 2016

Oi Maíra,
    o Yosemite estava na minha lista há muito tempo, e foi um dos lugares mais incríveis que já conheci! Super recomendo.
    Obrigada pela visita e um beijo,

5. Responder

Edson Amorina Jr

28 nov, 2016

Tenho bastante vontade de conhecer o Yosemite National Park, ainda não tive a oportunidade. Muito bom seu roteiro. E que foto linda a do rancho do Clint ! 🙂

Muito bom post.

Oi Edson,
    o Yosemite também era um desejo que fomentei durante muitos anos. Foi uma felicidade sem fim poder tornar esse sonho em realidade 🙂
    obrigada pela visita.

6. Responder

Viviane

28 nov, 2016

Adorei o roteiro!!! Que paisagens maravilhosas!!!

Oi Vivi,
    as paisagens da Califórnia são mesmo enlouquecedoras! é tudo lindo =)
    obrigada pela visita e volte sempre,

7. Responder

Rozembergue

28 nov, 2016

Nós ainda não conhecemos, acredita? Mas o roteiro está anotado e vamos adaptar para nossa viagem a Califórnia com certeza! Obrigado!

Oi Rozembergue,
    olha, se eu posso te dar um conselho é – vá o quanto antes! Vale muito a pena.
    E qualquer dúvida é só perguntar.
    Obrigada pela visita e volte sempre,

8. Responder

Josiane Bravo

27 nov, 2016

Uauu, sou apaixonada por esse roteiro. Morei na bay area, ao lado de San Francisco, então para mim é sempre muito prazeroso ler tudo relacionado a California. Essa road trip é um sonho, e cada paisagem linda não é. E vocês conseguiram encaixar o Yosemite Park no roteiro o que acho o máximo, aquele parque é um dos mais lindos na minha opinião. Amei o relato 🙂

Abraços

Oi Josiane,
    nossa que delícia deve ter sido essa sua temporada em San Francisco, hein?! Que cidade apaixonante. Ah, e tinha que ter o Yosemite, era sonho antigo e acho que super valeu.
    Muito obrigada pela visita, volte sempre.

9. Responder

Camila Lisbôa

26 nov, 2016

Xará, o que eu mais li no seu post era ‘achei lindo e queria ter ficado mais’… no fim, acho que o roteiro de 9 dias foi uma prévia de um roteiro que poderia durar até um mês!

As paisagens são maravilhosas e tem um pouco de tudo! Mas eu viajaria bem mais slow depois de ter lido seu relato! Beijoooo!

Camilla

Camila, nem me fale… 9 dias foram muito poucos mesmo!! Se eu soubesse de antemão e não estivesse tão louca pra fazer a viagem desse jeito, teria ficado esses 9 dias só em Carmel =)
    Mas serviu para matar a curiosidade e atiçar a vontade de voltar e explorar tudo com calma. Tomara que seja em breve.
    Obrigada pela visita e volte sempre.

10. Responder

Eliana C. Pereira

26 nov, 2016

Adorei o post!!! Você pegou os principais pontos turísticos da região… É uma região lindíssima mesmo!!!

Oi Eliana,
    foi uma viagem corrida, mas maravilhosa. Claro que vou ter que voltar mais várias vezes para explorar cada cantinho com calma! Mas voltarei feliz 🙂
    Obrigada pela visita e volte sempre.

11. Responder

Claudia bins

25 nov, 2016

Wow!!!! Roteiro fantástico e fotos lindas. Amei o post e a viagem!

Clau

Oi Clau,
    Muito obrigada pela visita e volte sempre.

12. Responder

Itamar Japa

25 nov, 2016

Que passeio fantástico e que roteiro maravilhoso! Adorei cada detalhe! Parabéns pelo excelente post!

novembro 25th, 2016

Oi Itamar,
    viajar pela Califórnia é impressionante, a gente nem se esforça e é tudo fantástico 😀
    Obrigada pela visita e volte sempre,

13. Responder

Cristina e Renato

25 nov, 2016

Que roteiro perfeito! Nos deixou morrendo de saudades do intercâmbio que fizemos em Santa Bárbara. Aliás, que cidade linda! Parabéns pelo post. Abraços, Cristina e Renato.

novembro 25th, 2016
    Camilla

Cris, nós nos apaixonamos por Santa Barbara! Agora fiquei com vontade de fazer um intercâmbio por lá tb 😀
    obrigada pela visita e volte sempre.
    Um beijo,

14. Responder

Flávia donohoe

12 nov, 2016

Que roteiro maravilhoso! Estou viciada em ler relatos sobre a Califórnia, e o seu está mais do que completo! Adorei LA e quero conhecer em breve San Francisco!
    Parabéns, tudo muito detalhado e completo! Abraços

novembro 12th, 2016

Oi Flávia,
    nossa, eu também fico viciada em ler roteiros por aí!! Você vai amar San Francisco, que cidade incrível e cheia de vida.
    Muito obrigada pela visita, um beijo e volte sempre.

15. Responder

Débora Resende

11 nov, 2016

Um dos meus maiores sonhos é conhecer a Califórnia! Adorei o post, com certeza as dicas vão me ajudar demais quando eu for planejar minha viagem pra lá <3

novembro 12th, 2016

Oi Débora,
    sabe que por muito tempo eu meio que esqueci da Califórnia, e depois dessa viagem fiquei me perguntando todos os dias por que diabos eu demorei tanto pra ir? huahauhau… Que lugar incrível!! Tanta coisa pra ver e fazer que a gente enlouquece.
    Obrigada pela visita, um beijo e volte sempre.

16. Responder

Thomas

19 out, 2016

Oi Camila, muito interessante seu post, gostei da descrição dos detalhes. Ja tenho meu ticket comprado para 18 dias na California (25/12 a 11/01), mas nos 9 primeiros dias fico em LA (chegada) e Las Vegas para o reveillon, dia 3 pegamos um carro e pretendo ir pela highway 1 até San Francisco, nosso voo de volta para o Brasil sai dia 11/01 (de SFO). Voce saberia me dizer se essas cidades da costa nessa época são movimentadas a ponto de nao achar hotel, ou tem que reservar antes, a estrada é segura? E até que ponto é valido seguir pela Highway1 ?

Obrigado,

Thomas

outubro 23rd, 2016

Oi Thomas,
    sua viagem será, sem dúvidas, inesquecível!
    Olha, vale MUITO a pena pegar a Highway 1, o trajeto vale como uma viagem, as vistas são deslumbrantes (dá uma olhada nas fotos do post!), você tem a possibilidade de ver animais interessantes ao longo do caminho e as cidadezinhas são muito incríveis. As cidades são bastante movimentadas sim, porém, a época que você vai é diferente da época em que eu fui, vale entrar em contato com algum hotel pretendido e questionar diretamente, eles saberão te informar melhor. A estrada é bastante segura.
    Espero ter ajudado.
    Obrigada pela visita e um beijo.

17. Responder

Isabela

28 jun, 2016

Incrívelllllllllll!
    Excelentes dicas, lugares, imagens…
    Meus parabéns!!

junho 30th, 2016

Oi Isabela,
    Mais uma vez, obrigada!
    A Califórnia me surpreendeu muito, fiquei apaixonada por vários lugares ali e pela paisagem. Ainda terão mais alguns posts sobre essa viagem. Volte depois para conferir 😉