O centro da cidade é aquele lugar feio, apinhado de gente e correria da semana que mais parece um deserto no fim de semana, certo? Acho que não. Volte algumas casas nesse conceito e olha aqui algumas novidades que vão fazer você repensar seu roteiro para o Rio de Janeiro.

Olha aí o novo centro do Rio!
Eu sempre achei o centro do Rio lindo. Parece estranho falar isso, mas eu sou brasiliense e aqui não existe absolutamente nada parecido com o que é o centro do Rio. Quando eu trabalhava lá, todos os dias eram empolgantes para mim por ver as pessoas e a beleza dos prédios, mesmo que escondida na sujeira e descaso. E uma das coisas boas que vieram com as Olimpíadas para a cidade foi a revitalização do centro.
Com a abertura da praça Mauá e o projeto Porto Maravilha, o centro do Rio de Janeiro ganhou ares de modernidade. Agora existe o acesso pelo VLT desde o aeroporto Santos Dumont. E a cultura foi botando as asinhas de fora com o Museu do Amanhã e o MAR – Museu de Arte do Rio, e se consolidando com os vários walking tours que ganharam força por ali e contam diversas das histórias da cidade.
Agora a melhor parte – para suprir essa nova demanda turística, vários novos hotéis estão se instalando na área.
Esses dias voltei ao Rio para um fim de semana diferente.
A convite da MMA COMM e do Belga Hotel, fui conhecer um pedacinho da Bélgica que resolveu aportar ali na esquina Rua dos Andradas com a Av. Marechal Floriano.
Em fase de pré-inauguração, o Belga Hotel abriu suas portas para a imprensa para apresentar seu aconchegante conceito que une beleza antiga com a praticidade da vida moderna. E eles conjugaram com maestria esses dois quesitos – no coração do Centro do Rio, o hotel restaurou um edifício art decó de 1927 e ali dentro colocou toda a tecnologia disponível para trazer conforto e design a seus hóspedes.

Ao chegar no hotel, a felicidade já me arrebatou ao ver a fachada revitalizada com seus afrescos agora aparentes. Como eu gosto daquele lugar, quantas boas lembranças me vem à memória. E a satisfação de ver esse pedaço da cidade, antes tão abandonado, agora ganhando vida, já fez valer a pena a experiência – desculpem a empolgação, mas é que é muita emoção pra mim!
Entrar no hotel é como atravessar um portal, saímos da muvuca da cidade para um ambiente tranquilo e com ares de modernidade. O tratamento acústico das áreas comuns proporciona conforto para os ouvidos e conversas.

No corredor da recepção você avista de cara uma das estrelas do edifício – o elevador pantográfico que foi mantido original (teve apenas a parte do maquinário toda modernizada). É uma viagem gostosa no tempo e através do tempo, subir naquele elevador de época e cruzar os lounges modernos dos andares até chegar ao seu andar.
——————–> Confere aqui nosso filminho do elevador! <——————–
Com ambientação bastante intimista, o hotel conta com apenas 25 quartos, divididos em três categorias de hospedagem – Standard, Superior e Executivo, diferenciados basicamente pelo tamanho.
Todas as habitações partilham do mesmo tipo de enxoval, facilidades de mobiliário, frigobar e tecnologia no quarto.
Suíte Executiva do Belga Hotel
Nós experimentamos a suíte Executiva, no quinto andar. O quarto apresenta design bastante funcional, essencial para aproveitar de forma inteligente o espaço.

A iluminação é incrível, com direito a janelas enormes que permitem regular a entrada de luz. O conforto acústico do quarto foi mais do que aprovado (afinal, estamos no centro da cidade e lá fora é muito barulhento!) e o conforto térmico também – Rio, 40 graus, no verão, não é moleza.
A cama é padrão casal, porém daquele tipo com uma divisória no meio do colchão, o que acaba sendo um pouco desconfortável – nada que um pillowtop fofinho não resolva!
Meu personal testador de camas não teve nada a reclamar

Theo, personal testador de camas das viagens do Ensaios 😀
Lençóis, travesseiros e toalhas são macios e cheirosos e dão o toque de conforto necessário.

O quarto conta com uma marcenaria de pinus elegante e moderna, mas principalmente prática. Há baús embaixo e nos pés da cama para guardar as malas e que faz as vezes de banco. Ali é onde a gente encontra o cofre do quarto, que foi estrategicamente posicionado na vertical para se adequar ao espaço. Para a organização das roupas, há cabides logo acima da bancada do frigobar.

O lavatório fica na parte externa do banheiro e conta com uma pequena bancada e espelho.
O banheiro inova em diversos aspectos. Primeiro sua instalação não pesa visualmente no ambiente por ter as divisórias de vidro jateado (blindex). Internamente há mais uma divisão entre o box e o sanitário. A ducha tem uma boa pressão, porém os controles de quente e frio não responderam prontamente e ficaram alternando durante o banho.
Uma coisa que me incomodou foram os registros do chuveiro não ficarem na parte interna do box – é preciso abrir o box para abrir e fechar o chuveiro e quem paga a conta é rolo de papel higiênico que fica logo embaixo e termina encharcado!
Agora a grande atração do banho – sim, existe uma atração no banho!!! – é a iluminação no teto proporcionando um banho de cromoterapia. As diversas cores e modos de exibição (você pode escolher entre permanecer em uma cor ou ficar com um jogo de luzes) são controladas em um controle remoto. Diversão garantida.
As amenities complementam a boa experiência do banho e são da Terra Brasilis.

A outra grande estrela do quarto é a Smart HDTV que permite conectividade completa ao possibilitar o emparelhamento de seu celular, tablet ou notebook para a tela da TV. Isso tudo garantido pela conexão wifi gratuita do hotel.
Brasserie do Belga Hotel
A experiência no Belga Hotel se completa com a gastronomia belga assinada, mas sem ares de ostentação. Aqui brasserie é um conceito levado a sério e que dispõe de um cardápio prático e incrivelmente saboroso, acompanhado com o que há de mais importante na culinária belga – cerveja, batata frita e chocolate!

Cerveja (Foto de Salvador Scofano)

batata frita

chocolate!
Durante nossa hospedagem, tivemos a chance de experimentar diversos pratos belgas com gingado brasileiro, curtir uma noite de Bapas e ainda participar de um Masterchef comandado pelo chef Alexandre Binard, que é o belga por trás da cozinha do hotel. Preciso pontuar a atenção mais do que especial que me foi dada com opções vegetarianas deliciosas que deixaram os colegas salivando pelos pratos que chegavam pra mim 🙂
Não sabe o que é Bapas? É o conceito belga de Belgian Beer Tapas 😉
Semana e fim de semana no Belga Hotel
Além de atender ao público executivo da semana, o hotel abre a possibilidade de ficar hospedado no burburinho da mais nova área cultural do Rio de Janeiro também nos fins de semana.
A distância de uma pequena caminhada estão os principais atrativos do corredor cultural e histórico do centro do Rio e o acesso ao VLT. Coisa de primeiro mundo – dá pra se sentir na Bélgica estando no Brasil.
Recomendo muito a experiência e a hospedagem.
#EnsaiosIndica
Rua dos Andradas, 129, esquina com Av. Marechal Floriano
Centro
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
+55 21 2263 9086
belgahotel.com.br
Ana Raquel
Nossa que bacana! Adorei a dica. As fotos me deixaram com vontade de conhecer. Obrigada pela dica!
Responder
Klécia
A região do centro do Rio tá ficando tão linda que merece mesmo hoteis à altura! Esse parece bem adequado, confortavel e arrumadinho. Fica a dica anotada de uma ótima opção na cidade maravilhosa.
Responder
Giulia Sampogna
Realmente o hotel é lindíssimo. Vou considerar ele na próxima vez que for para o Brasil. E o Theo na cama, coisa mais linda e fofa desse mundo. Ótimo post.
Responder
Juliana (Blog Turistando.in)
Parece ser muito bom! Adorei o menu!
😉
Sou super fã do centro de qualquer cidade e, além de morar em um, quando viajo tento me hospedar nessa região!
Responder
Paula
Hotel super legal, claro que a parte que mais gostei foi a brasserie com as comidinhas e tapas de cerveja, excelente dica!
Responder
Tina Wells
Quando vou ao Rio, fico na casa da minha irmã, mas adorei o post e principalmente o “testador de camas” – muito lindo e eficiente! Parabéns pelos dois!
Responder
Pedro Henriques
O Belga hotel parece cumprir todos os requisitos para um bom alojamento! Adorei ver as fotos e os serviços do hotel, parabéns!
Responder
Lidiane Albuquerque
Legal ver o centro do Rio revitalizado e sendo uma alternativa de hospedagem fora da zona sul e perto dos pontos históricos ! 😉
Responder