A Fantástica Fábrica de Chocolates – uma visita à Cailler of Switzerland

14 maio, 2013 10 Comments

Suíça e chocolate são praticamente sinônimos e se ainda não é possível encontrar em dicionários, está na hora de atualizar as versões 🙂 . Lógico que na terra das vaquinhas mais fofas (no wait, as mais fofas são escocesas!), faríamos uma visita à fábrica do melhor subproduto que o leite pode oferecer -> uma fábrica de chocolates dos famosos chocolates suíços.

A fama não é à toa, os chocolates de lá são realmente muito mais gostosos que a maioria dos que temos por aqui. E isso se deve apenas à qualidade dos produtos que são usados na fabricação dessa iguaria (lá, chocolate é coisa de gente grande!).

Nós optamos por visitar a fábrica de chocolates da Cailler por ser o local original da primeira fábrica de chocolates suíço e porque dali iríamos para Gruyère (conto depois, porque lá a fábrica era de queijos….hummm…)

A Fantástica Fábrica de Chocolates

fabrica-de-chocolate-cailler-6

Nosso ponto de partida foi Bern, e como tudo na Suíça, o transporte até o local da fábrica é super tranquilo e fácil – pegamos um trem em direção à Broc-Fabrique e descemos direto na fábrica (perceba que Broc já é na região francesa da Suíça. A apenas 1h15 de Bern, bastante alemã, adentramos o lado franco-suíço! Um luxo).

A primeira visita à fábrica de chocolates inicia às 10h e a fábrica fecha às 18h. Fomos no primeiro grupo. A duração da visita é de cerca de 1h20 e custa 10 CHF. Mais informações no site. Há opções de tour em inglês, francês, italiano e alemão. É tudo bem bonitinho, é aquele tipo de passeio que você entra em salas e vai trocando e em cada uma delas, uma história é contada para ilustrar a trajetória da Cailler ao longo dos anos. Hoje a Cailler já está incorporada à Nestlé, mas mantém a fabricação de seus chocolates da mesma maneira a quase 200 anos.

O tour termina explicando a manufaturação do chocolate, quais os ingredientes, quais os produtos da Cailler.

Os ingredientes podem ser observados, cheirados e tocados em uma sala que tem painéis explicativos sobre cada um deles, o momento que eles entram na receita, sua origem e qualidade. Na sala seguinte, a visão do paraíso – > a máquina que faz chocolate :mrgreen: você fica ali acompanhando (e babando um pouco) aquelas barrinhas deliciosas serem preparadas e embaladas.

No final, você pode pegar algumas porque senão seria tortura demais!!

fabrica-de-chocolate-cailler-2

fabrica-de-chocolate-cailler-3
Nesse momento achei que a visita já teria acabado e qual não foi minha grande surpresa ao entrar na sala de degustação!! Sim gente, uma sala de degustação. O aroma do chocolate é quase entorpecedor. E todos aqueles lindos quadradinhos ali esperando por você… é muito amor! deguste todos os sabores que você quiser e quando não aguentar mais, você pode ficar no canto esperando o enjoo passar para continuar ou seguir seu caminho para a saída que, claro, termina na lojinha!

Se joga nos chocolates.

fabrica-de-chocolate-cailler-5

fabrica-de-chocolate-cailler-4
Mas não se preocupe, se você não quiser levar todos os seus chocolates daqui, ou mesmo não estiver afim de levar sacolas agora, você vai encontrar esses mesmos chocolates em qualquer supermercado (e o preço não é muito mais alto!).

fabrica-de-chocolate-cailler-1
fabrica-de-chocolate-cailler-7

Siga o Ensaios de Viagem no Instagram: @ensaiosdeviagem

E curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ensaiosdeviagem


Camilla Kafino

10 Comments

  1. Responder

    Hebergeur

    4 jun, 2016

    Willy Wonka faz uma promocao em que quem encontrar um dos cinco bilhetes dourados podera fazer um passeio pela sua fabrica,fechada desde que Slagwoorth mandou espioes roubarem as receitas secretas. Todos querem entrar na fabrica e descobrir quem o ajuda a fazer o chocolate desde que ele fechou as portas e nao deixou ninguem mais entrar.

    Responder

  2. Responder

    Valeria Freitas

    28 abr, 2015

    Eu vou estar na Italia, eu e meu Marido, depois que descobrimos a fabrica, vamos até a suiça…..hum…não vejo a hora

    Responder

    abril 28th, 2015
    Camilla

    Tenho certeza que vocês irão adorar =)
    Depois volte para me contar o que acharam!
    um beijo e obrigada pela visita.

    Camilla

    Responder

  3. Responder

    July

    15 jul, 2013

    Kkkkk Fomos hoje nessa fábrica! Estamos rindo muuuito do que escreveu , pois estamos enjoados até agora!! E compramos as sacolinhas de choc q derreteu tudo pq aqui tá um calorrrr kkkk

    Responder

    julho 17th, 2013
    Camilla

    Ju, que legal que vocês foram e pelo visto gostaram =) pena que o chocolate derreteu!! Mas ainda dá pra comprar no mercado e salvar as lembranças para trazer na mala.
    Divirtam-se por aí,

    um beijo,
    Camilla

    Responder

  4. Responder

    Carmem

    2 jun, 2013

    Acho que vou desistir da Islândia e trocar pela Suíça…
    😉

    Responder

    junho 3rd, 2013
    Camilla

    olha que não é um mal negócio!! :mrgreen:

    Responder

  5. Responder

    Claudia Lima

    14 maio, 2013

    *o* !!!!!!

    O que não tá saindo da minha cabeça nesse momento: “sala de degustação”.

    Hahahaha esse post podia vir cheiro!

    Responder

    maio 14th, 2013
    Camilla

    hahaha, posso imaginar!

    Responder

LEAVE A COMMENT

RELATED POSTS